Aos 37 anos, Amanda Lemos figura entre as melhores da categoria há alguns anos. A veterana, inclusive, já disputou o título dos palhas em 2023, mas acabou superada pela campeã Zhang Weili. Desde então, a paraense – top 5 do ranking – venceu Mackenzie Dern e foi derrotada por Virna Jandiroba, respectivamente, e segue em busca de uma nova corrida pelo title shot.
Por outro lado, Iasmin Lucindo vem em franca ascensão na organização presidida por Dana White. Após estrear no Ultimate com derrota para a mexicana Yazmin Jauregui, em 2022, a promessa brasileira, de apenas 22 anos, engatou uma impressionante sequência positiva, com quatro vitórias, que a levou ao sétimo lugar no ranking peso-palha.
Brasileiras no peso-palha
Os duelos entre brasileiras no peso palha do UFC são cada vez mais constantes. Isso porque, apesar de ter como campeã a chinesa Zhang Weili, a categoria mais leve do MMA feminino na principal companhia do esporte conta com um enorme contingente de atletas tupiniquins em sua lista top 15. Ao todo, nove das 15 lutadoras do ranking da divisão representam a bandeira do Brasil no Ultimate.